Introdução: pessoas surda enfrentam dificuldades no acesso a informações em saúde, principalmente devido a falhas ou ausência de uma comunicação efetiva por meio das línguas de sinais. Considerando a problemática do HIV, verifica-se que esta população apresenta baixo conhecimento sobre a temática, idade precoce da primeira relação sexual, múltiplos parceiros sexuais e não uso do preservativo. Para melhorar a oferta de educação em saúde, o uso das mídias audiovisuais tem se mostrado favorável em relação ao acesso inclusivo. Objetivo: avaliar o efeito da utilização de um vídeo educativo, construído em Língua de Sinais Brasileira, no conhecimento de pessoas surdas sobre as medidas de prevenção do HIV. Método: pesquisa multi-método a ser realizada na cidade de Teresina, Piauí, Brasil. Inicialmente será realizado um estudo metodológico para a construção do video, que seguirá as etapas de pré-produção (roteiro e storyboard), produção (gravação) e pós-produção (edição até a distribuição). Serão validados o conteúdo do roteiro (com especialistas da temática), a aparência do storyboard (com educadores de surdos) e o vídeo (com surdos). Os juízes serão selecionados por meio de critérios bem definidos. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia proposta por Mayer será a utilizada para embasar a criação do vídeo. Para validação de conteúdo será utilizado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e para a validação da aparência será utilizado o Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde. Para análise da proporção de concordância dos juízes nas etapas de validação, será calculado o Índice de Validade de Conteúdo. O item será considerado válido se a proporção de concordância dos especialistas for igual ou maior a 0,80. Em seguida, será realizado um ECR, para avaliar o efeito do vídeo, com a utilização da tecnologia educativa para o grupo intervenção e de exposição oral tradicional (com a presença do intérprete) para o grupo controle. A população deste estudo são pessoas surdas. A amostra será composta por surdos que frequentam ou atuam na Associação de Surdos de Teresina (ASTE). Os critérios de inclusão serão ter idade mínima de 18 anos e saber se comunicar em Libras. Os instrumentos a serem utilizados são um para caracterização da amostra e o HIV Knowledge Questionnaire (HIV-K-Q) para medir o conhecimento. Após a randomização aleatória e cegamento dos participantes, acontecerá a coleta de dados. O desfecho primário a ser estudado, variável dependente (VD), é o conhecimento de pessoas surdas sobre o HIV no pré e pós-teste (imediato e tardio), nos grupos intervenção e controle. O desfecho secundário é a relação entre a VD e as variáveis independentes (sociodemográficas e fatores de risco). Os dados serão analisados no Software Statistical Package for the Social Scienses (SPSS). Prevê-se a aplicação de análises de variança de uma e duas vias para comparar o conhecimento antes e depois da intervenção, intra e inter grupos. Para relacionar os aspectos sociodemográficos e fatores de risco com o conhecimento sobre o HIV serão utilizados testes de correlação bivariados e multivariados, a depender da distribuição dos dados. O nível de significância adotado é 0,05% com intervalo de confiança de 95%. Esta pesquisa será submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI.