Introdução: Entre as doenças cardiovasculares estão as valvopatias, disfunções nas valvas do coração, que apresentam prevalência mundial crescente. Um jogo de simulação virtual pode ser favorável para o ensino do Raciocínio Clínico e do Processo de Enfermagem relacionado aos indivíduos com valvopatias para estudantes de enfermagem. Porém, não há registros na literatura do desenvolvimento e validação de tecnologias com essa finalidade. Objetivo: Construir o storyboard de um jogo de simulação virtual para estudantes de enfermagem sobre doenças valvares. Método: Estudo metodológico aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa sob o número do parecer: 6.907.347, realizado em uma universidade pública brasileira e outra canadense, no período de março de 2023 a agosto de 2024, em duas etapas. Etapa 1: Revisão de escopo sobre o uso da simulação virtual no ensino de cardiologia para enfermagem, conforme orientações do Joanna Briggs Institute e o checklist PRISMA-ScR. Oito bases de dados foram consultadas em julho de 2024 para responder a principal questão da revisão de escopo: Qual é a extensão da literatura sobre o uso da simulação virtual para o ensino de cardiologia em enfermagem? Os registros foram gerenciados pelos softwares EndNote® e Rayyan®. Dois pesquisadores selecionaram os artigos de forma independente aplicando os critérios de elegibilidade e as divergências foram resolvidas com uma terceira opinião. Os dados foram extraídos com o auxílio de um formulário adaptado do Joanna Briggs Institute e os resultados foram sintetizados por meio de tabelas. Etapa 2: Estudo metodológico para construir o storyboard de um jogo de simulação virtual para estudantes de enfermagem sobre doenças valvares por enfermeiros brasileiros e canadenses experts em Cardiologia e Tecnologias Educacionais Digitais, a partir de abril de 2024 por meio de encontros virtuais na Plataforma Zoom. O storyboard foi construído a partir das fases do método ADDIE: (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) e do Ciclo do Raciocínio Clínico: (Coleta de informações, Processamento das informações coletadas, Identificação do problema, Estabelecimento de resultados, Implementação, Avaliação e Reflexão). Resultados: O protocolo da revisão de escopo foi registrado na Open Science Framework https://doi.org/10.17605/OSF.IO/S3UMH e em processo de publicação na revista BMJ Open. De 5.199 registros identificados, 22 artigos foram incluídos no estudo. O objetivo desses estudos foram variados: 5 descreviam a simulação virtual, 10 avaliavam a simulação virtual, 3 descreviam e avaliavam a simulação virtual e 4 comparavam a simulação virtual com outras estratégias. Foram identificados as seguintes tecnologias: hipermídia, plataforma de simulação, programa de simulação, jogo sério, jogo de simulação virtual e realidade virtual. O principal tópico de ensino em cardiologia foi a ressuscitação cardiopulmonar neonatal, pediátrica ou adulta, com 15 estudos tratando desse tema. O storyboard apresenta o caso clínico de G.S, sexo masculino, 28 anos, diagnóstico de estenose aórtica causada por endocardite secundária à má higiene dental e histórico de fibrilação atrial intermitente. O documento resultante foi um mapa com 26 pontos de decisão que correspondem às cenas de gravação do jogo de simulação virtual. Conclusão: [será desenvolvida].