Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIKI DE OLIVEIRA BARBOSA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONIKI DE OLIVEIRA BARBOSA CAMPOS
DATA: 26/01/2015
LOCAL: Sala de Reunião do PPGEnf
TÍTULO:

IMPACTO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA ONLINE NO CONHECIMENTO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM SOBRE ESTOMAS INTESTINAIS DE ELIMINAÇÃO

PALAVRAS-CHAVES:

Estomia, Enfermagem, Educação à distância, Estudos de validação, Tecnologia.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A pessoa estomizada faz parte dos cenários de prática clínica vivenciados pelo estudante de Enfermagem durante a graduação. Sendo assim, é importante que as Instituições de Ensino Superior (IES) promovam o conhecimento sobre estomas por meio de metodologias de ensino criativas, como a educação a distância (EaD). Frente ao exposto, este estudo teve por objetivo verificar o impacto de intervenção educativa online no conhecimento de graduandos de Enfermagem sobre estomas intestinais de eliminação. Estudo realizado em duas etapas, uma metodológica e outra quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois, em duas IES de Teresina, no período de julho a outubro de 2014, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa de uma Universidade pública do Piauí n° 649.460 (CAAE nº 22818014.5.0000.5214). A primeira etapa envolveu a elaboração de um Teste de conhecimento sobre estomas intestinais de eliminação, por meio de revisão de literatura e Diretrizes internacionais para o cuidado e tratamento de pessoas estomizadas e a validação de aparência e conteúdo do Teste por oito juízes. Foram considerados validados os itens que obtiverem índice de validade de conteúdo (IVC) maior ou igual a 80% e Coeficiente Kappa de Fleiss maior ou igual a 70%. Quanto ao conteúdo o IVC global do Teste foi de 94%, sendo que 27 itens obtiveram IVC 100% e 14 itens 86% e apenas dois itens obtiveram IVC menor que 80% e por isso foram excluídos. Quanto a aparência a maioria dos itens obteve coeficiente Kappa de Fleiss menor do que 70% na primeira rodada, sendo necessária uma segunda rodada em que o coeficiente Kappa de Fleiss obteve resultado foi perfeito (1,00). A versão final do Teste contemplou 39 itens que foram distribuídos em sete domínios. Na segunda etapa foi avaliado o conhecimento dos graduandos de Enfermagem sobre estomas intestinais de eliminação antes e após intervenção educativa online. O índice de evasão da intervenção educativa online foi de 107 (54,31%), sendo o principal motivo a falta de tempo 42(40,4%). Fizeram parte dessa etapa 90 graduandos de Enfermagem. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos, a saber; caracterização sociodemográfica, uso do computador e Internet, Teste de conhecimento sobre estomas intestinais de eliminação e identificação dos motivos de evasão da intervenção educativa online. Entre os 90 graduandos de Enfermagem que participaram da intervenção educativa online a média de acertos no Teste de conhecimento sobre estomas intestinais de eliminação antes da intervenção foi 23,67 (dp= 5,9) e depois da intervenção 32,01 (dp= 2,7). Essa diferença de médias foi estatisticamente significante (0,000). O impacto da intervenção educativa online foi positivo no conhecimento dos graduandos de Enfermagem sobre estomas intestinais de eliminação. Foi possível verificar que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) são ferramentas que estimulam o interesse dos estudantes a participarem ativamente do seu processo de aprendizagem, promovem aprendizagem colaborativa e possibilitam ao aluno construir o seu conhecimento e desenvolver habilidades.  Implantar essas ferramentas no ensino superior é fundamental para implementar as recomendações mais atuais para a prática clínica de enfermagem voltada a pessoa estomizada.

Presidente - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Interno - 286.892.753-04 - FERNANDA VALERIA SILVA DANTAS AVELINO - UFPI
Interno - 6422249 - MARIA HELENA BARROS ARAUJO LUZ
Notícia cadastrada em: 15/01/2015 09:19