Área de Concentração
Doutorado
BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE
Linhas Pesquisa :
› QUÍMICA E PROSPECÇÃO DE MOLÉCULAS COM POTENCIAL TERAPÊUTICO
BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE- A linha de pesquisa se propõe a descobrir e identificar novas biomoléculas com potencial terapêutico; atuar com o isolamento, modificação e a caracterização de biomoléculas da biodiversidade nordestina para aplicação na saúde humana e veterinária.
› INOVAÇÃO EM DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DOENÇAS
BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE- Investigar e elucidar os mecanismos moleculares, celulares e funcionais ligados a processos fisiológicos e patológicos utilizando modelos experimentais e/ou ferramentas moleculares, visando à promoção da saúde; Além disso, a linha se propõe a estudar e desenvolver softwares, nanossensores, sensores eletroquímicos e sistemas nanoestruturados para uso em medicina e doenças relacionadas.
Mestrado
BIOTECNOLOGIA
Linhas Pesquisa :
› MICROBIOLOGIA E BIOPROCESSOS
BIOTECNOLOGIA- Estudos de microorganismos patogênicos e não patogênicos de alta incidência e interesse regional, desenvolvimento de métodos diagnósticos, caracterização molecular, epidemiológica e análises filogenéticas. Transformação de matérias-primas em produtos, pela ação de células microbianas ou enzimas. Isolamento, seleção e caracterização de bactérias produtoras de biopolímeros e enzimas de diferentes habitats. Determinação de características metabólicas de microrganismos para a produção de bioprodutos. Determinação e caracterização de diferentes polissacarídeos produzidos por microrganismos.
› BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA À BIOTECNOLOGIA
BIOTECNOLOGIA- A linha de pesquisa em Biologia Molecular aplicada à biotecnologia procura investigar proteínas e genes de interesse científico através do uso de várias metodologias, tais como: PCR, RT-PCR e identificação de alvos biológicos (proteínas e genes); clonagem e expressão de genes de interesse; purificação de proteínas expressas; e desenvolvimento de métodos moleculares para diagnóstico e epidemiologia. Citogenética de material vegetal e animal.
› QUÍMICA E BIOQUÍMICA APLICADA À BIOTECNOLOGIA
BIOTECNOLOGIA- Química e bioquímica de produtos naturais aplicados à biotecnologia. Desenvolvimento de produtos/processos envolvendo técnicas bioquímicas aplicadas à biotecnologia, como a prospecção de moléculas bioativas, técnicas proteômicas, purificação e caracterização de fármacos a partir de nossa biodiversidade e análise e controle de qualidade de farmoquímicos de origem regional.
› NANOTECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE
BIOTECNOLOGIA- Desenvolvimento de técnicas de desenvolvimento de filmes nanoestruturados para uso em sensores com aplicação à saúde e ao meio-ambiente. Eletroquímica e eletroanalítica aplicada à biotecnologia. Aplicações nanotecnológicas de polissacarídeos naturais.
› INOVAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS
BIOTECNOLOGIA- Desenvolver recursos inovadores para a neurociências por intermédio do desenvolvimento de softwares e hardwares associados a inteligência artificial. Além disso, estudar por intermédio da eletroencefalografia quantitativa, o efeito da tecnologia desenvolvida no Sistema Nervoso e como ferramenta para diagnóstico e/ou tratamento de doenças neurológicas.
› FARMACOLOGIA MOLECULAR APLICADA À BIOTECNOLOGIA
BIOTECNOLOGIA- Procura investigar e estudar a possível aplicação farmacológica e terapêutica de moléculas biologicamente ativas extraídas de produtos naturais ou modificadas quimicamente em modelos de inflamação.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 19/03/2024 04:46