O rosto humano fornece informações cruciais sobre identidade, idade, raça, afeto, saúde e comunicação. Além disso, a expressão facial desempenha um papel fundamental nas interações sociais não-verbais. Quando a motricidade dos músculos faciais é comprometida, a qualidade de vida do paciente é significativamente afetada. Um dos grandes desafios da reabilitação motora é manter o engajamento e a motivação do paciente na realização dos exercícios. Este trabalho apresenta e avalia um jogo sério, denominado RG4Face, desenvolvido para auxiliar na reabilitação de pacientes com paralisia facial. O RG4Face inclui o reconhecimento de seis movimentos faciais utilizados na mímica, com o objetivo de melhorar a força e a mobilidade dos músculos faciais. O desenvolvimento do jogo seguiu uma metodologia de co-design, envolvendo 16 fisioterapeutas e cinco psicólogos. O principal resultado desse processo foi a elaboração de uma lista de requisitos, sugeridos pelos participantes, que foi fundamental para a implementação do jogo. O reconhecimento dos movimentos da mímica facial foi realizado com base em valores de distância entre pontos de referência, obtidos a partir de um modelo de Inteligência Artificial (IA) para a estimativa de malha facial humana. Para avaliar o jogo, foram conduzidos dois experimentos: (1) usabilidade e experiência do usuário e (2) avaliação de desempenho das técnicas de reconhecimento de movimentos faciais. No experimento de usabilidade e experiência do usuário, todos os participantes avaliaram positivamente o sistema usando a System Usability Scale (SUS) (pontuação = 91,28), e todas as escalas do User Experience Questionnaire (UEQ) apresentaram resultados promissores (pontuações entre 2,30 e 2,73). No experimento de reconhecimento de movimento, as técnicas demonstraram alto desempenho, com a métrica F1-Score variando de 0,89 a 0,97 para os seis movimentos da mímica facial. Após análise dos resultados obtidos das avaliações, concluímos que o jogo proposto está pronto para ser testado em ensaios clínicos com pacientes.