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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL LIMA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL LIMA SOUSA
DATA: 26/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Híbrido - Sala do PPGBiotec e Online via Google Meet
TÍTULO: RG4Face: Um Jogo Sério Baseado no Reconhecimento dos Movimentos da Mímica para Reabilitação Facial
PALAVRAS-CHAVES: Jogos Sérios, Exergames, Co-Design, Reabilitação Facial, Terapia da Mímica, Reconhecimento de Movimentos Faciais, Visão Computacional.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

O rosto humano fornece informações cruciais sobre identidade, idade, raça, afeto, saúde e comunicação. Além disso, a expressão facial desempenha um papel fundamental nas interações sociais não-verbais. Quando a motricidade dos músculos faciais é comprometida, a qualidade de vida do paciente é significativamente afetada. Um dos grandes desafios da reabilitação motora é manter o engajamento e a motivação do paciente na realização dos exercícios. Este trabalho apresenta e avalia um jogo sério, denominado RG4Face, desenvolvido para auxiliar na reabilitação de pacientes com paralisia facial. O RG4Face inclui o reconhecimento de seis movimentos faciais utilizados na mímica, com o objetivo de melhorar a força e a mobilidade dos músculos faciais. O desenvolvimento do jogo seguiu uma metodologia de co-design, envolvendo 16 fisioterapeutas e cinco psicólogos. O principal resultado desse processo foi a elaboração de uma lista de requisitos, sugeridos pelos participantes, que foi fundamental para a implementação do jogo. O reconhecimento dos movimentos da mímica facial foi realizado com base em valores de distância entre pontos de referência, obtidos a partir de um modelo de Inteligência Artificial (IA) para a estimativa de malha facial humana. Para avaliar o jogo, foram conduzidos dois experimentos: (1) usabilidade e experiência do usuário e (2) avaliação de desempenho das técnicas de reconhecimento de movimentos faciais. No experimento de usabilidade e experiência do usuário, todos os participantes avaliaram positivamente o sistema usando a System Usability Scale (SUS) (pontuação = 91,28), e todas as escalas do User Experience Questionnaire (UEQ) apresentaram resultados promissores (pontuações entre 2,30 e 2,73). No experimento de reconhecimento de movimento, as técnicas demonstraram alto desempenho, com a métrica F1-Score variando de 0,89 a 0,97 para os seis movimentos da mímica facial. Após análise dos resultados obtidos das avaliações, concluímos que o jogo proposto está pronto para ser testado em ensaios clínicos com pacientes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 015.753.933-44 - ARIEL SOARES TELES - IFMA
Interno - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Interno - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Externo ao Programa - 406.504.133-34 - FRANCISCO JOSE DA SILVA E SILVA - UFMA
Externo à Instituição - 067.462.006-20 - RODRIGO PEREIRA DOS SANTOS - UNIRIO
Notícia cadastrada em: 25/11/2024 11:07
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