Notícias

Banca de DEFESA: DANIEL LIMA SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL LIMA SOUSA
DATA: 18/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Híbrido - Sala do PPGBiotec e Online via Google Meet
TÍTULO: RG4Face: Um Jogo Sério Baseado no Reconhecimento dos Movimentos da Mímica para Reabilitação Facial
PALAVRAS-CHAVES: Jogos Sérios, Exergames, Codesign, Reabilitação Facial, Terapia da Mímica, Reconhecimento de Movimentos Faciais, Visão Computacional.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

O rosto humano fornece informações cruciais sobre identidade, idade, raça, afeto, saúde e comunicação. Além disso, a expressão facial desempenha um papel fundamental nas interações sociais não-verbais. Quando a motricidade dos músculos faciais é comprometida, a qualidade de vida do paciente é afetada. A reabilitação de pacientes com paralisia facial é um desafio importante, pois a recuperação da função motora facial influencia diretamente a alta estima e bem-estar do indivíduo. Apesar do aumento do uso de jogos sérios na reabilitação motora, a aplicação específica para a reabilitação facial ainda é pouco explorada, e a ausência de ferramentas interativas limita a adesão dos pacientes aos exercícios necessários para a recuperação. Este trabalho de doutorado apresenta e avalia o RG4Face, um jogo sério desenvolvido para auxiliar na reabilitação de pacientes com paralisia facial, visando melhorar a força e a mobilidade dos músculos faciais por meio do reconhecimento de seis movimentos da mímica facial utilizados na terapia de mímica. O desenvolvimento do RG4Face seguiu uma metodologia de codesign, envolvendo profissionais de fisioterapia e psicologia e resultou em uma lista de requisitos essenciais para a implementação do jogo. O trabalho deve início com a realização de um levantamento do estado da arte por meio de uma revisão de escopo, identificando as principais abordagens, tecnologias e aplicações relacionadas a ferramentas gamificadas para a reabilitação facial, fornecendo uma base teórica sólida para orientar o desenvolvimento e a avaliação do jogo. A avaliação do RG4Face foi realizada por meio de três experimentos: (1) avaliação de usabilidade e experiência do usuário com fisioterapeutas, através dos instrumentos System Usability Scale (SUS) e User Experience Questionnaire (UEQ); (2) avaliação de desempenho das técnicas de reconhecimento dos movimentos de mímica; e (3) percepção dos pacientes sobre o jogo. Os resultados indicaram alta usabilidade (SUS = 91,28) e experiência do usuário positiva em todos os fatores (pontuações entre 2,30 e 2,73 no UEQ), demonstrando que os participantes consideraram o sistema fácil de usar e atraente. As técnicas de reconhecimento de movimento apresentaram alto desempenho, com F1-Score variando de 0,89 a 0,97, e a percepção dos pacientes foi positiva quanto ao engajamento e à interatividade, proporcionados pelo jogo. O trabalho oferece uma base para investigações futuras sobre o uso de jogos sérios na reabilitação facial, destacando a gamificação como estratégia promissora para aumentar a adesão ao tratamento. Para profissionais de saúde, o RG4Face representa uma ferramenta inovadora que pode ser integrada aos protocolos de reabilitação, ampliando os resultados terapêuticos e a satisfação dos pacientes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 015.753.933-44 - ARIEL SOARES TELES - IFMA
Interno - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Interno - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Externo à Instituição - 406.504.133-34 - FRANCISCO JOSE DA SILVA E SILVA - UFMA
Externo à Instituição - 067.462.006-20 - RODRIGO PEREIRA DOS SANTOS - UNIRIO
Notícia cadastrada em: 25/11/2024 14:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 26/12/2024 10:19