Notícias

Banca de DEFESA: ERLANE DE SOUSA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERLANE DE SOUSA ARAUJO
DATA: 27/04/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Via webconferência
TÍTULO: ENCAPSULAMENTO DE CONDRÓCITOS EM HIDROGÉIS A BASE DE SULFATO DE CONDROITINA COM MICROPARTÍCULAS DE OXIGÊNIO PARA A AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE CELULAR.
PALAVRAS-CHAVES: sulfato de condroitina; poli etilenoglicol; liberação de oxigênio; cartilagem; condrócitos e expressão gênica.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO:

Atualmente um dos grandes desafios para a engenharia tecidual é o fornecimento de oxigênio para a cultura de células in vitro e em estruturas tridimensionais, como os hidrogéis poliméricos, para a manutenção da viabilidade celular, visto que o oxigênio é um dos principais nutrientes para células e tecidos. Além disso, para a engenharia tecidual a regeneração de tecidos cartilaginosos como a cartilagem articular, também tem sido desafiador, pelo fato de a cartilagem possuir capacidade mínima de auto reparo devido sua baixa vascularização.  Nesse contexto, o referente estudo teve como objetivo fazer o encapsulamento de condrócitos em hidrogéis à base de sulfato de condroitina com incorporação de micropartículas de oxigênio em diferentes concentrações, no intuito de avaliar a viabilidade das células, através da análise de expressão gênica dos condrócitos por meio da realização de PCR em tempo real. As caracterizações das micropartículas de oxigênio foram feitas através de MEV e EDS e o hidrogel foi caracterizado por RMN e FTIR. Além das caracterizações foi feito o estudo de liberação de oxigênio através das micropartículas.  Os resultados obtidos demonstram que houve proliferação e bons níveis de expressividade gênica dos condrócitos após o encapsulamento no hidrogel, além disso, pode-se observar que houve um bom nível de liberação de oxigênio pelas micropartículas, com duração de 5 dias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1397472 - ANDERSON DE OLIVEIRA LOBO
Interno - 1553988 - EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO
Externo à Instituição - FRANCILIO DE CARVALHO OLIVEIRA - UNINOVAFAPI
Externo à Instituição - MARCUS ALEXANDRE FINZI CORAT - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 24/04/2020 07:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 16/04/2024 17:44