• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELDENEY RODRIGUES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELDENEY RODRIGUES DE SOUSA
DATA: 12/05/2020
HORA: 11:00
LOCAL: Via webconferência
TÍTULO: HIDROGÉIS SUPERABSORVENTE A BASE DE EXSUDADO DE ANACARDIUM OCCIDENTALE PARA APLICAÇÃO NA AGRICULTURA
PALAVRAS-CHAVES: Liberação; Fertilizante; Polímero.
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO:

Aproximadamente 84% da área cultivada mundial é de terra seca e possuem baixo teor nutricional, o que limita a capacidade de produção agrícola.  Uma das saída para essa problemática é a utilização de hidrogéis de polímeros naturais modificados como dispositivos de liberação controlada na agroindústria. Com esse objetivo foram sintetizados dois hidrogéis superabsorventes  através da reticulação da goma de cajueiro com a poliacrilamida tendo como diferencial a adição de fertilizante fosfato de potássio em sua síntese. Estes materiais foram investigados por caracterizações como Difração de Raios-X, Espectroscopia no Infravermelho, Análise Termogravimétrica, Microscopia Eletrônica de Varredura e Energia Dispersiva de Raio-X. Ao analisar os resultados obtidos pela técnica de DRX dos hidrogéis nota-se mudanças de perfil cristalino em comparação aos precursores, podendo ser relacionado a intercalação das cadeias macromoleculares. O teste de intumescimento revelou que os Hidrogéis sintetizados podem reter de 15 mil a 24 mil vezes sua própria massa.  Avaliações do grau de intumescimento em diferentes pH’s, água deionizada e oriunda de poçorevelaram que estes materiais têm sensibilidade na sua capacidade de intumescimento de acordo com a variação da concentração de H+ bem como de outros íons presente no meio. No que se refere a toxicidade desses materiais estudo realizados utilizando Artemia Salina, demostrando que os produtos desenvolvidos não apresentam toxicidade aguda. Além disto, foi possível observar que o hidrogel contento fosfato de potássio tem um forte potencial para sistema de liberação controlada de macronutrientes Fosforo e Potássio, sendo um promissor insumo como condicionador de solo para aplicações agrícolas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1397472 - ANDERSON DE OLIVEIRA LOBO
Presidente - 1553988 - EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO
Interno - 1722880 - JOSY ANTEVELI OSAJIMA FURTINI
Externo à Instituição - RAFAEL FELIPPE RATKE - UFMS
Notícia cadastrada em: 28/04/2020 12:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 06/02/2023 23:46