Notícias

Banca de DEFESA: JOSÉ REGILMAR TEIXEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ REGILMAR TEIXEIRA DA SILVA
DATA: 16/12/2013
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Química
TÍTULO:

Desenvolvimento e Caracterização de Compósitos a Base de Polianilina e Celulose Microcristalina Modificada com Anidrido Maleico como Plataformas para Ensaios Eletroquímicos.


PALAVRAS-CHAVES:

Polianilina; Celulose Modificada; Densidade de Corrente.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Eletroquímica
RESUMO:

Neste estudo, um novo material, compósito PANI(CAM) a base de polianilina (PANI) e celulose microcristalina modificada com anidrido maleico (CAM), foi desenvolvido na forma de filmes finos, imobilizados sobre lâminas de ITO, empregando a técnica layer-by-layer (LbL) de automontagem. Para efeitos de comparação, filmes finos de PANI, na ausência da CAM, também foram preparados sob as mesmas condições do compósito de PANI(CAM). A caracterização do compósito PANI(CAM), pela técnica de espectroscopia na região do UV-VIS, mostrou que a CAM atua como um ácido orgânico, promovendo um processo de dopagem secundária da PANI, mostrado pelo aparecimento da banda larga de absorção em 900 nm e confirmado através das medidas de voltametria cíclica, em que foi observado um incremento nos valores de densidade de corrente obtidos para estes filmes quando comparados aos valores encontrados a PANI na ausência de CAM. Estudo do comportamento dos filmes de PANI e PANI(CAM) em diferentes valores de pH revelaram que os filmes do nanocompósito apresentaram atividade eletroativa em pH mais elevados, fato não observado nos filmes de referência (PANI). Testes de estabilidade dos filmes de PANI(CAM) revelaram que três meses após sua fabricação, o perfil eletroquímico observado para os mesmos manteve-se estável, indicando que não houve aceleração do processo de degradação da polianilina decorrente da presença da CAM no filme.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2549060 - CARLA EIRAS
Externo ao Programa - 1057341 - CLEIDE MARIA DA SILVA LEITE
Interno - 1553988 - EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO
Interno - 423287 - JOSE RIBEIRO DOS SANTOS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 12/12/2013 14:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 16/04/2024 20:46