Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKS RENAN NEVES FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACKS RENAN NEVES FERNANDES
DATA: 14/09/2018
LOCAL: Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso
TÍTULO: APLICATIVO MÓVEL DE REALIDADE AUMENTADA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM NEUROANATOMIA-NITLABEDUCA
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem móvel. Aplicativo móvel. Realidade aumentada. Educação em saúde. Neuroanatomia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A educação em saúde é uma das áreas do conhecimento na qual a tecnologia de realidade aumentada é mais difundida, tendo a tridimensionalidade como característica principal e um dos possíveis facilitadores para o aprendizado da neuroanatomia humana. Na literatura, ainda são escassos estudos sobre realidade aumentada móvel no ensino-aprendizagem de neuroanatomia no contexto das Universidades. Nesse sentido, foi implementado um aplicativo móvel com a tecnologia de realidade aumentada para o estudo da medula espinal, trajetos ascendentes e descendentes, utilizando uma exploração interativa de modelos giratórios 3D em escala macroscópica, conteúdo teórico de suas especificidades, animação e simulação quanto à fisiologia do sistema. Para investigar os efeitos causados no processo de aprendizagem em neuroanatomia a partir da utilização de aplicativo móvel com realidade aumentada, foram selecionados quarenta indivíduos compondo dois grupos, controle e experimental. No primeiro momento o grupo controle utilizou material impresso e o experimental o aplicativo, e no segundo momento os grupos inverteram os meios para o processo de aquisição de conhecimento. Os resultados demonstraram, através de análise de interação, que os indivíduos que iniciaram seus estudos utilizando material impresso e logo após passaram para o aplicativo móvel de realidade aumentada obtiveram melhor desempenho (p<0,005). Pelo exposto, a tecnologia de realidade aumentada móvel se apresenta como complemento ao processo tradicional de educação, permitindo ao aluno ser o autor ativo, em qualquer hora e lugar, na aquisição do conhecimento, uma vez que, com a possibilidade de manipular modelos virtuais tridimensionais, a partir de múltiplas perspectivas visuais, melhora-se a abstração, tornando-se mais eficaz do que o uso dos métodos tradicionais bidimensionais.

Presidente - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Interno - 015.753.933-44 - ARIEL SOARES TELES - IFMA
Interno - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Notícia cadastrada em: 11/09/2018 09:55