Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME LIMA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME LIMA DE ARAUJO
DATA: 25/06/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de aula Mestrado
TÍTULO: ESTUDO FITOQUÍMICO PRELIMINAR DE ESPÉCIES POTENCIAIS NO CONTROLE DE Atta sexdens rubropilosa FOREL (HYMENOPTERA: FORMICIDAE)
PALAVRAS-CHAVES: formigas cortadeiras; cajuí; sabiá; bioensaio; saúva limão.
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O estudo fitoquímico de espécie vegetais tem se tornado cada vez mais importantes na busca de substâncias biologicamente ativas, no que tange as diversas áreas do conhecimento. Os compostos obtidos a partir de espécies vegetais tem apresentado boa eficácia e eficiência no controle de formigas cortadeiras, principalmente por serem na maioria das vezes de baixa toxicidade para o meio ambiente e para saúde humana. No presente trabalho, foram obtidos extratos aquosos e hidroetanólicos de Anacardium microcarpum Mimosa caesalpiniifolia, com a finalidade de realizar triagem fitoquímica preliminar para posterior bioensaio de mortalidade em formigas cortadeiras. A triagem fitoquímica demonstrou a presença de diversas classes de compostos secundários em ambas as espécies estudadas. A espécie Anacardium microcarpum apresentou a presença de fenóis, taninos, saponinas, alcaloides, ácidos orgânicos e flavonoides em ambos os extratos. O perfil fitoquímico observado no extrato aquoso de Mimosa caesalpiniifolia não diferiu dos obtidos dos extratos de Anacardium microcarpum, enquanto que, no extrato hidroetanólico houve o acréscimo de esteroides, triterpenos e açúcar redutor. Por meio do perfil fitoquímico foi possível constatar que as espécies em questão são potenciais fontes de compostos químicos para o controle de formigas cortadeiras, justificando assim sua utilização no presente estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1788515 - CINTIA MARTINS PERINOTTO
Interno - 1221652 - IVANILZA MOREIRA DE ANDRADE
Presidente - 841.003.203-10 - LEIZ MARIA COSTA VERAS - UFPI
Externo ao Programa - 1648340 - ROSA HELENA REBOUCAS
Notícia cadastrada em: 06/06/2019 16:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 08/03/2021 20:24