Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUAN FELIPE LIMA FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUAN FELIPE LIMA FREITAS
DATA: 26/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões
TÍTULO: A EXPOSIÇÃO EM REALIDADE VIRTUAL PODE INFLUENCIAR O DESEMPENHO DA MEMÓRIA DE TRABALHO? UM ESTUDO ELETROENCEFALOGRAFICO.
PALAVRAS-CHAVES: Terapia de Exposição à Realidade Virtual. Memória. Testes Neuropsicológicos.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Poucas evidências relacionam as repercussões corticais no usuários de sistemas de exposição em Realidade Virtual RV) e suas influências sobre funções cognitivas como a consolidação da memória de trabalho (MT), importante para o raciocínio, orientação de decisões e do comportamento. O estudo verificou o efeito da imersão em ambientes real e virtual sobre a atividade eletroencefalográfica antes e após a realização de tarefa para MT, analisando modificações no córtex pré-frontal, frontal e parietal, bem como o desempenho dos participantes para a tarefa (erros/acertos). Para esta proposição, 10 voluntários foram cruzados entre duas condições de treinamento para MTOs resultados demonstram que a diferença entre os ambientes durante o treinamento não diferiu na influência sobre a variável eletroencefalográfica, indicando que o treinamento em cenário virtual pode ser tão bem utilizado quanto o modo convencional. Por outro lado, o treinamento virtual promoveu uma influência positiva sobre o desempenho na taxa de acertos da tarefa (p<0,05), maior que do treinamento em ambiente físico.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MAURICIO CAGY - UFRJ
Interno - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Presidente - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Notícia cadastrada em: 06/06/2019 16:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 21:29