Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÂNGELO AFONSO FERREIRA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÂNGELO AFONSO FERREIRA SOUSA
DATA: 19/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual (https://meet.google.com/xat-thrj-vwv)
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE, ANTIBACTERIANA E CITOTÓXICA DO EXTRATO DAS FOLHAS DA Magonia pubescens (SAPINDACEAE)
PALAVRAS-CHAVES: Magonia pubescens. Ácido elágico. Citotoxicidade.
PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
RESUMO:

A espécie M. pubescens conhecida popularmente como “tingui” ou “timbó” possui amplo uso popular, sendo utilizada na limpeza de úlceras, as raízes como calmante, a casca no tratamento de feridas e o fruto no tratamento de bronquites. Possui distribuição no Brasil, em estados como Piauí e Maranhão. Estudos têm indicado algumas atividades biológicas da espécie, principalmente em relação a sua atividade larvicida frente a larvas de Aedes aegypti, porém demais pesquisas têm demonstrado outras potencialidades. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi realizar a caracterização química e a avaliação da atividade antioxidante, antibacteriana e citotóxica do extrato etanólico das folhas da Magonia pubescens A.St.Hil. A caracterização química foi realizada através da triagem fitoquímica qualitativa e através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada à Espectrometria de Massas (CL-ESI-IT/MS), o potencial antioxidante por meio do teste do DPPH e ABTS, a avaliação da atividade antibacteriana por meio da determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Bactericida Mínima (CBM) e o potencial citotóxico através do método do MTT. O extrato apresentou resultados positivos para alcaloides, açúcares redutores, esteroides/triterpenoides, taninos e saponinas, sendo possível a elucidação de 14 compostos, potencial antioxidante significativo, atividade antibacteriana moderada e atividade citotóxica promissora. Através das informações obtidas, o extrato das folhas do tingui se apresenta como uma fonte de compostos com atividades biológicas relevantes, podendo ser utilizado futuramente como fitoterápico e como complemento no tratamento de doenças como o câncer, necessitando assim de demais estudos acerca de suas potencialidades.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2140923 - ANA JERSIA ARAUJO
Externo à Instituição - CLÁUDIA QUINTINO DA ROCHA - UFMA
Presidente - 025.525.613-22 - JEFFERSON ALMEIDA ROCHA - UFMA
Interno - 841.003.203-10 - LEIZ MARIA COSTA VERAS - UFPI
Notícia cadastrada em: 29/01/2024 15:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 30/04/2024 19:59