Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLÁUDIA MOTA DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLÁUDIA MOTA DE FREITAS
DATA: 29/03/2024
LOCAL: Sala da Pós-Graduação PPGBiotec - UFDPar
TÍTULO: A ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA E O JULGAMENTO DO TEMPO EM ESTUDANTES COM TRAÇOS E SINTOMAS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE.
PALAVRAS-CHAVES: Neuromodulação, Eletroencefalografia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Percepção Temporal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica promissora no tratamento de desordens neurológicas. Ela atua em áreas-chave do cérebro, como o córtex pré-frontal, dorsolateral e parietal, que estão envolvidas na atenção e memória de trabalho. Essas funções são frequentemente afetadas no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No entanto, ainda existem lacunas de como a EMT, aplicada em diferentes protocolos (excitatório e inibitório), pode influenciar nas tarefas de percepção temporal, que nos ajudam a entender como o cérebro processa o tempo em indivíduos com TDAH. A proposta deste estudo foi analisar o efeito da EMT nas regiões frontal esquerda (F3) e parietal central (Pz) antes de realizar uma tarefa de reprodução de tempo, que pode nos fornecer dados relevantes sobre os efeitos neuromoduladores em indivíduos com TDAH. Assim, a estatística teve foco na análise da assimetria, com o comparativo das diferenças na atividade da banda alfa entre os dois hemisférios cerebrais, medida por eletroencefalografia (EEG) e focando na avaliação dos erros absoluto e relativo. O córtex pré-frontal esquerdo desempenha uma função de regulação e pode ser um parâmetro útil no monitoramento das condições. O córtex parietal está envolvido em processos cognitivos, incluindo a atenção e a percepção temporal, na integração de informações sensoriais e na orientação espacial para obter uma visão mais completa dos mecanismos subjacentes e otimizar os tratamentos neuromoduladores. O objetivo foi investigar como as modificações na atividade da banda alfa, com suas características mensuráveis, poderiam afetar o desempenho em tarefas que exigem atenção, memória de trabalho e o uso eficaz de funções executivas. Ademais, avaliou-se o impacto sobre a capacidade do indivíduo de se concentrar e controlar impulsos na tomada de decisão, comparando seu desempenho ao tempo real da tarefa de reprodução. Materiais e métodos: O estudo foi realizado com uma amostra inicial de 15 indivíduos, de 18 a 32 anos, distribuído nos grupos controle (Sham) e experimental (1 e 10 Hz), de forma randomizada e cruzada, que considerou critérios de inclusão baseados em traços e/ou sintomas conforme a Escala de TDAH – Versão Adolescentes e Adultos (ETDAH–AD). A análise em tempo real durante a execução da tarefa de percepção temporal (PT) com EEG, nos permitiu observar o processamento do tempo e o desempenho atencional, visando construir estratégias de tratamento com maior precisão e esclarecer alguns dados relacionados ao transtorno, especialmente em tratamentos com neuromodulação de forma direcionada e com nulos efeitos colaterais em comparação ao o uso farmacológico atual.

Externo ao Programa - 1156315 - FELIPE SAVIO CARDOSO TELES MONTEIRO
Externo à Instituição - FRANCISCO VICTOR COSTA MARINHO - UFPI
Interno - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Presidente - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS