Banca de DEFESA: ADRIANA SANTOS BRITO

PALAVRAS-CHAVES: Educação. Ação Cultural. Educação Patrimonial. Museus
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

O projeto-ação teve o objetivo de construir de forma colaborativa, com a professora e os alunos da Escola de Aplicação da UFPI, uma intervenção de natureza experimental de educação e didática do patrimônio, como forma de sensibilizá-los para conhecer e reconhecer o rico e complexo patrimônio cultural de sua cidade. A área de estudo e abrangência foi à paisagem cultural da cidade, nomeadamente, o Conjunto Porto das Barcas. Por ser um trabalho de natureza experimental no ensino-aprendizagem as atividades foram realizadas com uma turma de 5º Ano do Ensino Fundamental no turno manhã durante o mês de outubro de 2016. Pelo fato da inexistência de ações de educação patrimonial em uma cidade tombada como Parnaíba justifica a realização de um trabalho desta natureza, recomendado pelos órgãos de proteção ao patrimônio do país. Por seu caráter interdisciplinar, o estudo-ação vincula-se à Linha de Pesquisa patrimônio, sociedade, educação e museus, na qual foi desenvolvido o projeto-ação na escola, em consequência disso foi produzido uma Cartilha de Educação Patrimonial que será entregue nas escolas na rede pública de ensino fundamental da cidade. Esse trabalho tem como parceiros a Universidade Federal do Piauí por meio do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia (UFPI).

Palavras-chave: escola; patrimônio cultural; educação patrimonial; museu.

Presidente - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Externo ao Programa - 1448162 - LUCIANA MATIAS CAVALCANTE
Interno - 1451302 - LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 25/08/2017 15:40