Banca de QUALIFICAÇÃO: ISADORA DOS SANTOS PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISADORA DOS SANTOS PAIVA
DATA: 31/10/2019
LOCAL: Museu da Vila
TÍTULO: PASUS - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO, DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE Projeto de Educação Emancipatória
PALAVRAS-CHAVES: Educação Patrimonial, Direitos Humanos, Cidadania, Direitos Culturais, Desenvolvimento Sustentável.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

O projeto-ação “PASUS - Núcleo de Educação para o Patrimônio, Direitos Humanos e Sustentabilidade”, com foco em uma educação emancipatória, foi realizado no Museu da Vila - museu de território localizado no Bairro Coqueiro, que faz parte do município de Luís Correia, no Estado do Piauí, Região Meio-Norte do Brasil, situado dentro da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba - e foi desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí, que possui uma finalidade não só acadêmica, mas também profissional. A localização única e privilegiada desse território, somada às singulares paisagens natural e cultural, faz com que as comunidades dessa região tenham que lidar com diversas mudanças sociais, culturais e econômicas ocorridas nos últimos anos, seja pela prática acentuada do turismo, que tem grande impacto não só no meio-ambiente, mas também na economia local, nos saberes e fazeres e na vida familiar dos moradores, seja por outros fatores, como urbanização, imigração, multiculturalismo e globalização. Esses fatores e mudanças introduzidos pela modernidade tem causado, em grande medida, prejuízos aos seus moradores, uma vez que os seus modos de vida e as suas atividades estão sujeitas a flutuações típicas de um território que vive do turismo intensivo, insustentável e que não tem protegido, de igual maneira, o seu patrimônio local, natural e cultural, material e imaterial. Desta forma, as dificuldades vividas por estas comunidades têm-se somado a vulnerabilidades diversas, desde geográficas a econômicas, sociais e culturais, que se refletem em condições de vida deficitárias, nas desigualdades de acesso à saúde e educação e na precariedade do exercício da cidadania. Portanto, o intuito deste projeto foi fomentar o diálogo e a consciência coletiva, fornecendo ferramentas que permitissem à comunidade direcionar suas próprias escolhas e tomar decisões de forma orientada e digna a respeito do seu Patrimônio Cultural. Esse projeto se insere na linha de pesquisa “Patrimônio, Sociedade e Educação Museal” do programa de Pós-Graduação e buscou cumprir com o objetivo de apontar caminhos para fomentar a participação comunitária e o acesso da sociedade às manifestações culturais e ao patrimônio material e imaterial, entendendo a ação educacional como de fundamental importância para o desenvolvimento dos processos museológicos e para o próprio exercício pleno da cidadania. Através de um movimento de escuta á comunidade, de seus anseios, preocupações e principalmente perspectivas e desejos a respeito dos seus direitos culturais e patrimônio cultural, pretendeu-se que, a partir desses registros, fossem desenvolvidos oficinas, materiais, textos, imagens e vídeos que, com conteúdos especialmente voltados às necessidades da comunidade do bairro Coqueiro, pudessem resultar em uma educação emancipatória e cidadã, envolvendo discussões acerca das relações da comunidade e seu patrimônio com os Direitos Culturais, Direitos Humanos e Sustentabilidade, usando a educação como instrumento de transformação social. Esses desafios, por sua vez, estão intimamente conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que buscam alcançar, implementar e acompanhar, a nível local e global, o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: social, econômica e ambiental.

Interno - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Presidente - 000.000.000-00 - MARIA DE FÁTIMA PEREIRA ALVES - UAb
Notícia cadastrada em: 21/10/2019 12:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 11:44