Banca de QUALIFICAÇÃO: ADJANE DOS SANTOS GALENO CORDEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADJANE DOS SANTOS GALENO CORDEIRO
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Google Meet - Defesa remota
TÍTULO: Preservando a história local: A exposição “Memórias da Carmô” como recurso pedagógico para a escola
PALAVRAS-CHAVES: Museu, escola, educação, Memórias, Exposições, patrimônio cultural.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

A escola concebida como principal instituição educacional, na sociedade brasileira é obrigatória pela lei de diretrizes e bases da educação, devendo ser de caráter inclusivo, organizada através de um currículo formal, utilizando preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais.  A Exposição, por outro lado, é um elemento fundamental na relação museu e sociedade, na qual a escola está inserida, pois constitui-se a interface direta com o público, refletindo sobre sua eficácia desta relação. Assim, a pesquisa trata do desenvolvimento de uma exposição sobre a temática escola  e museu sob o viés patrimonial cultural imaterial. O estudo de caso é a Escola Municipal Carmosina Martins da Rocha e o Museu da Vila, no bairro Coqueiro da Praia, em Luís Correia (PI). A metodologia se constituiu por revisão bibliográfica, pesquisa-ação que é um tipo de pesquisa social com base empírica, concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (Thiollent, 1986) .A partir da história oral, estudar a comunidade em foco através de entrevistas in loco para criação deste documento a fim de favorecer estudos de identidade e memória cultural. (Meihy, 1996)  Os resultados preliminares até então demonstraram que a exposição “reconta” as memórias desses atores sociais, valorizando seus saberes e promovendo o sentimento de pertencimento, que mobilize para a preservação do seu patrimônio; bem como produtos técnicos correlatos,  a produção de uma exposição, que fique exposta na biblioteca da escola como proposta no Plano Político e pedagógico do Município para possíveis apoio de políticas públicas.

Interno - 1360694 - MARIA PATRICIA FREITAS DE LEMOS
Presidente - 1889144 - RICARDO EUSTAQUIO FONSECA FILHO
Externo à Instituição - SAULO MORENO ROCHA - UFC
Notícia cadastrada em: 19/04/2024 09:03