A escola concebida como principal instituição educacional, na sociedade brasileira é obrigatória pela lei de diretrizes e bases da educação, devendo ser de caráter inclusivo, organizada através de um currículo formal, utilizando preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A Exposição, por outro lado, é um elemento fundamental na relação museu e sociedade, na qual a escola está inserida, pois constitui -se a interface direta com o público, refletindo sobre sua eficácia desta relação. Assim, a pesquisa trata do desenvolvimento de uma exposição sobre a temática escola e museu sob o viés patrimonial cultural imaterial. O estudo de caso é a Escola Municipal Carmosina Martins da Rocha e o Museu da Vila, no bairro Coqueiro da Praia, em Luís Correia (PI). A metodologia se constituiu por revisão bibliográfica, pesquisa-ação que é um tipo de pesquisa social com base empírica, concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (Thiollent, 1986). A partir da história oral, estudar a comunidade em foco através de entrevistas in loco para criação deste documento a fim de favorecer estudos de identidade e memória cultural (Meihy, 1996). Os resultados demonstraram que: a exposição “reconta” as memórias desses atores sociais, valorizando seus saberes e promovendo o sentimento de pertencimento, que mobilize para a preservação do seu patrimônio; e enquanto produtos técnicos correlatos, a montagem de uma exposição, o catálogo da mesma e produção de um documentário audiovisual. Espera-se que a exposição seja permanente, na biblioteca da escola como memória da história da educação local na forma de proposta artística de valorização do patrimônio cultural no Plano Político e pedagógico do Município enquanto políticas públicas mais inclusivas.