A Apresentação - Programa

O Programa de Pós-graduação, modalidade mestrado profissional, é pioneiro nas regiões Norte e Nordeste, sobretudo, no Meio Norte do Brasil, o que inclui os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará.


Iniciamos as nossas atividades em abril de 2015, portanto há mais de 1.500 dias. Desde então, estamos a realizar um árduo e intenso trabalho no território da Área de Proteção Ambiental APA Delta do Parnaíba, envolvendo diretamente empresas públicas, privadas, sociais e comunidades locais; sensibilizando-os para a importância de se valorizar, preservar e promover o patrimônio cultural e natural do lugar. 


O Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) no final do ano de 2013, mas apenas iniciou as suas atividades em em abril de 2015, com ingresso da primeira turma. Trata-se do único Mestrado Profissional do gênero no Brasil e tem sede administrativa Parnaíba, cidade Patrimônio Nacional, porta de entrada para o Delta do Parnaíba, único a desaguar em mar aberto das Américas e que abriga um rico e complexo patrimônio cultural e natural associado a uma das mais significavas reservas de mangue do mundo, populações marinhas em extinção, comunidades ribeirinhas, praieiras e deltaicas que mantêm tradições seculares, uma cultura híbrida e remanescente de populações autóctones, africanas e europeias.


O Mestrado revela-se inovador no campo da Museologia e Inovação Social e forma profissionais de várias áreas do conhecimento para o exercício de prática avançada e transformadora; atende às demandas culturais, econômicas e sociais do território do Meio Norte do Brasil, colabora na transferência de conhecimentos para a sociedade e gera novos projetos de natureza ação para a concepção e implantação de equipamentos culturais geradores de emprego e renda.


O Programa mantém parcerias, protocolos e termos de cooperação técnica, científica e cultural com as Universidades de Lisboa (CIEBA), Aberta de Portugal (CEF) e Coimbra (CES). Adensa as parcerias com agentes públicos e privados e sociais a exemplo a Prefeitura de Parnaíba e de Luís Correia, o Instituto Tartarugas do Delta (ITD), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPI), o Governo do Estado do Piauí etc.

 

O corpo docente do Mestrado é formado por professores brasileiros e estrangeiros de áreas diversas do conhecimento: Museologia, História, Artes, Geografia, Antropologia, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo, Design, revelando, assim, a sua natureza aplicada e multidisciplinar própria do campo de estudos da Museologia.


 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 19/03/2024 08:09