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Banca de DEFESA: CINTHIA RACHEL ALVES RODRIGUES COÊLHO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTHIA RACHEL ALVES RODRIGUES COÊLHO
DATA: 17/07/2025
HORA: 15:30
LOCAL: PRESENCIAL
TÍTULO: CICLOS DE MARÉ E MEMÓRIA: a biblioteca como território de reexistência na Vila do Coqueiro (PI)
PALAVRAS-CHAVES: Bibliotecas comunitárias; Justiça cognitiva; Epistemologias do Sul.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia
RESUMO:

Este Trabalho Final de Mestrado propõe um projeto piloto para a criação de bibliotecas em comunidades tradicionais, fundamentado teoricamente e validado empiricamente, com o intuito de oferecer uma referência metodológica para experiências similares em contextos socioculturais diversos. Como produto técnico-pedagógico do mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia, apresenta-se uma cartilha orientadora destinada à sistematização de princípios, estratégias e práticas voltadas à implantação de bibliotecas comunitárias em territórios tradicionais, com foco na replicabilidade, no baixo custo e no alto impacto social. A proposta da cartilha surge a partir de uma atividade desenvolvida no Museu da Vila, situado na comunidade pesqueira da Vila do Coqueiro, em Luís Correia (PI), e configura-se como expressão de uma tecnologia social ancorada na escuta ativa, na coautoria e na justiça cognitiva. Fundamentada nas Epistemologias do Sul, na Biblioteconomia Crítica e na Museologia Comunitária, a pesquisa parte do entendimento de que o acesso à informação deve respeitar os modos locais de produção, mediação e circulação dos saberes, desafiando paradigmas eurocentrados e instrumentalistas que historicamente invisibilizaram comunidades periféricas e tradicionais. A abordagem metodológica adotada é qualitativa e exploratória, articulando observação participante, aplicação de questionários junto a sujeitos do território e realização de uma atividade-piloto de contação de histórias na Creche Tia Neuza. A análise dos dados revelou demandas informacionais concretas, práticas culturais vivas e o desejo coletivo de uma biblioteca concebida a partir das singularidades afetivas, ambientais e identitárias da comunidade. O estudo parte da premissa de que a biblioteca, quando construída com os sujeitos do território, pode atuar como território de reexistência — espaço de resistência simbólica, partilha de memórias e fortalecimento do pertencimento. Os resultados indicam um alto grau de receptividade por parte da comunidade: 95% dos participantes manifestaram interesse na criação da biblioteca e disposição para colaborar em suas atividades. Houve destaque para a valorização de livros impressos, jogos educativos, oficinas culturais e materiais audiovisuais, evidenciando o desejo por uma biblioteca híbrida, sensível às múltiplas formas de aprender, ensinar e recordar. Além disso, o trabalho propõe uma problematização crítica do papel do bibliotecário enquanto mediador cultural e agente de co-construção do conhecimento, para além da função técnica de gestão de acervos. A biblioteca defendida nesta pesquisa não é neutra, mas política: nasce do diálogo e floresce como resposta situada às desigualdades cognitivas e culturais. Nesse sentido, o estudo contribui para os campos da biblioteconomia social, da museologia comunitária e das políticas públicas culturais, ao propor uma prática bibliotecária insurgente, enraizada e orientada para a emancipação coletiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 421.***.***-20 - CÁTIA REGINA FURTADO DA COSTA - UFDPar
Interno - 1364260 - JOSENILDO DE SOUZA E SILVA
Presidente - 1360694 - MARIA PATRICIA FREITAS DE LEMOS

Cadastrada em: 15/07/2025
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