Intercâmbios

Intercâmbios Nacionais

 

Nacionais

 

O Programa tem termos de cooperação técnico, científica e cultural com:

 

1. UFSM, Universidade Federal de Santa Maria - participação em bancas de defesa de mestrado no Centro de Ciências Sociais e Humanas, Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural 

 

2. IPHAN - Cessão de profissionais e instrumentos de pesquisa;

 

3. IFPI - Cessão recursos humanos e materiais para oficinas de conservação e restauro

 

4. Prefeitura Municipal de Parnaíba | Superintendência de Cultura | a) Elaboração do Plano Decenal de Cultura, no contexto da Política Nacional de Cultura; b) Elaboração de projetos colaborativos UFPI (mestrado) e Prefeitura - dentre eles destaca-se o prêmio edital Palmares, para constituição de um centro de referência da cultura afro-brasileira; c) Apoio à Feira do Patrimônio;

 

5. Governo do Estado do Piauí | Secretaria de Cultura - apoio financeiro à realização da Feira do Patrimônio - 2017

 

6. SESC | Regional Piauí - a) colaboração interinstitucional UPFI | SESC e Instituto Tartarugas do Delta (ITD) no processo de constituição do Museu Tartarugas do Delta; b) realização de ações socioeducativas, dentre elas a Feira do Patrimônio 2016, 2017 e 2018.

 

7. UFPI UFG MediaLab

 

Atualmente, há mestrandos em estágio na Universidade Federal de Goiás, financiados por essas instituições. Trabalhamos com o MediaLab da UFG, para uso do software livre para criação de repositório digital (no nosso caso para o Núcleo de Documentação e Informação, que abrigará informações e documentação do acervo operacional do território, em processo de inventário, associado ao patrimônio imaterial; e um repositório digital. Espaços presenciais e virtuais vinculados ao Centro de Interpretação da Paisagem Cultural do Delta do Parnaíba, um dos polos do Ecomuseu Delta do Parnaíba). 

 

O trabalho que realizamos com o MediaLab nos auxilia a registrar, preservar e divulgar os acervos na área da cultura, por disponibilizarem recursos com natureza colaborativa e participação social em rede, um exercício árduo de aprendizado e formação de multiplicadores no território que atuamos, onde o patrimônio cultural estar por ser inventariado, registrado, preservado e comunicado. 

 

Nos aproximamos e trabalhamos com o MediaLab, um espaço de desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que nos fornece recursos inovadores, ferramenta de fácil instalação e utilização, ampliando o acesso de conteúdos culturais para agentes diversos e com a participação das comunidades locais, sobretudo, os jovens em situação de vulnerabilidade, que passam a conhecer o lugar onde vivem e perceber as potencialidades do patrimônio cultural e natural para a melhoria da qualidade de vida. 

 

Estamos em fase de treinamento de nossa equipe, professores e alunos em estágio, para uso do software livre Tainacan, desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás em parceria com o Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). 

 

Usamos como experiência o Tainacan para documentação museológica do museu tartarugas do delta que estamos a criar com recursos do SESC e ITD em Luís Correia, um dos 10 municípios da APA Delta do Parnaíba. 

 

O Tainacan tem se mostrado uma ferramenta de fácil configuração e gestão e temos aprendido muito com os administradores, que nos inserem no universo do administrador e usuário final, logo esta parceria é fundamental para ampliarmos os inventários e criação de repositório digital na área da cultura, nomeadamente, dos museus e patrimônio cultural.

 

Intercâmbios Internacionais

 

 

São viabilizados com Termos de Cooperação Técnica, Científica e Cultural, que permitem visitas de investigadores, discentes e docentes, com a finalidade de compartilhar saberes, experiências e práticas, desenvolverem projetos de investigação, proferirem conferências e palestras, ministrarem seminários e cursos, publicações e outras atividades de interesse conjunto 

 

1. CES, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

 

2. CIEBA, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa

 

3. Com a Extensão do Centro de Ecologia Funcional na Universidade Aberta, da Universidade de Coimbra, Portugal, a funcionar nas instalações da Universidade Aberta, Delegação do Porto, 

 

Dentre essas atividades destacam-se ministrar disciplinas, participar de bancas de qualificação, publicações, pesquisas, orientações e eventos organizados pelo programa.

 

 

Ao longo de 2015 e 2016 foram realizadas várias atividades envolvendo os programas de pós-graduação em políticas públicas, mestrado profissional em museologia e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, com o envolvimento direto de docentes dos programas e instituições, mestrandos, doutorandos e alunos de graduação, bem como instituições de defesa do patrimônio cultural e ambiental, Iphan e ICMBio.

 

O trabalho consta no RELATÓRIO FINAL DO PROJETO DE PESQUISA “Políticas Públicas, Sociedade e Património Imaterial: diálogos interculturais Brasil - Portugal” (2015-16). PROGRAMA PROFESSORA VISITANTE NO EXTERIOR COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (PVE-CAPES-BRASIL). PVE - Profª. Drª. Lorena Sancho Querol Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Coordenadora – Prof.ª Drª. Áurea da Paz Pinheiro - Universidade Federal do Piauí

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 19/03/2024 07:15