X Atividades Complementares

Atividades socioeducativas - destacamos a Feira do Patrimônio, uma iniciativa cujo objetivo é sensibilizar as comunidades ribeirinhas, praieiras e deltaicas do Meio Norte do Brasil e entorno, por meio de ações socioeducativas e de economia criativas e do comércio justo, com foco no rico e complexo patrimônio cultural e no interesse pelos Ecomuseus. Esta proposta é pioneira na Área de Proteção Ambiental Delta do Rio Parnaíba, no Piauí e no Brasil, a realizar-se por iniciativa do Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Parnaíba, desde 2016. Em 2018, contamos com a colaboração da Associação de Moradores do Bairro Coqueiro, Município de Luís Correia. 

 

Estamos a promover o patrimônio cultural e natural, de forma sustentável, criando uma cultura de consumo de bens culturais em uma perspectiva a valorizar os aspectos econômicos e sociais, fator de cultura, educação, turismo, gerador de receitas e fomentador de emprego e renda.

 

A Feira do Patrimônio, em 2018, foi realizada no museu da vila, na vila-bairro Coqueiro em Luís Correia, espaço onde acolhemos os residentes do bairro e entorno e de outros municípios do Piauí e Brasil. Foram realizadas atividades diversas associadas à gastronomia, música, dança, artes em palha de carnaúba, argila, linha madeira, etc.; portanto, comerciantes e consumidores, que ofereceram o colorido do murmurinho e da celebração do encontro característicos das feiras livres desde os tempos medievais. 

 

Por entre “comes e bebes”, músicas, exposições, oficinas vivas das artes associadas à paisagem cultural do Meio Norte, realizamos um conjunto de rodas de conversas sobre os museus de território e sua função social, em um espaço que pretendemos educativo, encantador e lúdico.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 19/03/2024 07:23