Banca de DEFESA: WERLANNE MENDES DE SANTANA

DISCENTE: WERLANNE MENDES DE SANTANA
DATA: 31/10/2019
LOCAL: Museu da Vila
TÍTULO: O INSTITUTO TARTARUGAS DO DELTA: estudos e intervenções em educação ambiental e museologia na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba
PALAVRAS-CHAVES: Instituto Tartarugas do Delta; Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba; Educação Patrimonial e Ambiental; Museu da Vila; Museologia e Inovação Social.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Este trabalho tem natureza pesquisa-ação, sob o título “O INSTITUTO TARTARUGAS DO DELTA: estudos e intervenções em educação ambiental e museologia na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba”, terá seus produtos e serviços associados ao Projeto Matriz  “Ecomuseu Delta do Parnaíba”, cujo objetivo é criar e promover com e para as comunidades, com agentes públicos, privados e sociais, da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, uma Rede de Museus de Território, que tenha como missão pesquisar, documentar, preservar e comunicar o patrimônio cultural e natural de comunidades ribeirinhas e praieiras, bem como proteger do risco de extinção espécies marinhas como as tartarugas que desovam no litoral do Piauí. Na condição de bióloga e membro do Instituto Tartarugas do Delta ao longo de mais de 10 anos, realizamos estudos e intervenções de natureza participativa e colaborativa, envolvendo diretamente não apenas o ITD, mas o Serviço Social do Comércio, Regional do Piauí, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e, mais recentemente (2016), o Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, Mestrado Profissional, da Universidade Federal do Piauí. Desde 2016, por meio de um termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Tartarugas do Delta e o Programa de Pós-Graduação iniciamos diálogos para concepção do Museu Tartarugas do Delta, que por sua vez tem uma parceria colaborativa com o Serviço Social do Comércio. A considerar a cadeia operatória da museologia – preservação, pesquisa, documentação, comunicação, fomos orientados pela Coordenação do Programa e Projeto Matriz a iniciarmos a concepção do Museu Tartarugas do Delta pela documentação de nossas pesquisas e acervos e continuarmos com as ações educativas e culturais de preservação de espécies marinhas que já realizamos desde 2006, e desde 2017, de forma mais sistemática, agregando conceitos e métodos no campo de uma museologia e inovação social, estimulando ainda mais a valorização do patrimônio cultural no território da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. Assim, estamos a construir produtos e serviços como: histórico de estudos e intervenções realizados ao longo de mais de 10 anos na APA Delta do Parnaíba; planejamento e sistematização de ações educativas e culturais, elaboração de material didático para ações educativas e culturais; produção de um coletor gigante de garrafas pet, que dará visibilidades às nossas ações de educação ambiental e ecomuseologia na região da APA Delta do Parnaíba.

Presidente - 217.303.853-20 - RITA DE CÁSSIA MOURA CARVALHO - ULB
Interno - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 20/10/2019 18:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 19:47