Este projeto, de natureza qualitativa utiliza a metodologia da pesquisa-ação, e tem como objetivo construir de forma participativa com a comunidade escolar, um Programa Educativo e Cultural para o Museu da Vila. Ele se baseia nos princípios da Política Nacional de Museus de Educação Museal, que surgiu como programa e se fortaleceu como política pública, sendo considerada importante para a consolidação do campo da educação em museus no Brasil. O Projeto de Pesquisa A Relação Museu, Escola e Território: Proposta de um Programa Educativo e Cultural para o público escolar do Museu da Vila, baseia-se nos princípios daquela Politica, considerada um instrumento de conhecimento, reconhecimento, valorização, promoção de relacionamentos com as comunidades, com o patrimônio cultural, com respeito à diversidade, promoção da participação social, atendendo aos princípios do órgão federal responsável por essa Política, qual seja, o Instituto Brasileiro de Museus. Nesse contexto, propomos algumas indagações relacionadas a construção de um Programa Educativo Cultural e sua importância em um processo museal comunitário, ao perceber a ausência de políticas públicas, de educação para os patrimônios e museus no Estado do Piauí e a falta de valorização do território, de ações reflexivas diante da existência de um rico e diverso patrimônio cultural, surge à necessidade do Projeto de Pesquisa-Ação. Ao considerarmos a importância de um Programa Educativo e Cultural para uma instituição museal, justificamos este trabalho associado ao Plano Museológico do Museu da Vila, em construção, por uma equipe multidisciplinar com a participação e colaboração da comunidade e agentes públicos, privados e sociais do território. O Programa Educativo e Cultural envolve diversos atores sociais, tornando-os agentes mediadores, multiplicadores dos saberes, das potencialidades, com a realização de encontros com a comunidade escolar. Com intuito de fortalecer a Educação Museal, através de pesquisas sobre o patrimônio local, com a execução de oficinas de capacitação para o publico alvo os professores de diversas áreas do conhecimento, alunos de 12 a 18 anos e suas famílias, da Unidade Escolar Professora Carmosina Martins da Rocha, no bairro Coqueiro da praia em Luis Correia-Pi. Nessa proposta realizamos consultas bibliográficas de vários teóricos, visitas in loco, uso de questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas como instrumentos de coletas de dados. Contemplamos também a sensibilização de educadores dos diversos níveis de ensino e instituições educacionais e culturais, na Área de Preservação Ambiental do Delta do Parnaíba, por meio de atividades de formação continuada, associadas ao Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí, com sede no Museu da Vila. Igualmente, realizamos diversos estudos e ações com esses agentes sociais, com o intuito de os motivar a conhecer o território e suas potencialidades, para a médio prazo consolidarmos o Programa Educativo e Cultural do Museu da Vila, de forma participativa, um trabalho colaborativo de educação para os patrimônios e museus. Almejamos permitir que esses atores conheçam o lugar onde vivem, com acesso a novos repertórios de condições de vida e conhecimentos. O nosso desejo é a formação junto com a comunidade escolar, que permita a reflexão-ação sistemática, atravessada por sinergias entre professores-estudantes, e as famílias, valorizar, fortalecer políticas públicas que se afirmam na sustentabilidade ambiental, social, econômica, cultural, proporcionar o empoderamento das comunidades locais, com a conexão de saberes e experiências.