Banca de QUALIFICAÇÃO: IOLANDA COSTA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IOLANDA COSTA CARVALHO
DATA: 23/02/2023
LOCAL: UFDPar
TÍTULO: SENTIDOS: exposição do processo criativo e educativo da xilogravura no Piauí – Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Exposição; Xilogravura; Museologia; Piauí
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Na condição de artista e educadora, apresentamos uma pesquisa de natureza ação no campo das artes, patrimônio e museologia, que terá como resultado a programação da exposição “Sentidos”, cujo conceito está no ofício e modos de saber-fazer e ensino-aprendizagem da Xilogravura como expressão cultural poética, estética e simbólica. A xilogravura é uma expressão da realidade sociocultural do artista, uma herança medieval que se ressignifica cotidianamente. Em 2018, a Literatura de Cordel foi registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como Patrimônio Cultural do Brasil e a xilogravura foi incorporada como bem cultural associado. Como criação poética e plástica, a arte da xilogravura está presente nas mais variadas formas de comunicação e linguagens, na literatura de cordel, na moda, no design, nas novelas televisivas, no teatro, no cinema. No Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia somos incentivados, motivados a conhecer as interfaces entre a arte da xilogravura com a museologia, a valorizar a pesquisa, documentação, salvaguarda e comunicação do patrimônio cultural. No Piauí, não há ainda uma exposição física ou virtual, catálogos ou presença em redes sociais da Xilogravura.

Interno - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Presidente - 217.303.853-20 - RITA DE CÁSSIA MOURA CARVALHO - ULB
Externo à Instituição - SAULO MORENO ROCHA - UFC
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 11:17