Banca de QUALIFICAÇÃO: NIUZA ALVES DA COSTA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NIUZA ALVES DA COSTA RIBEIRO
DATA: 24/02/2023
LOCAL: UFDPar
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO PROGRAMA EDUCATIVO CULTURAL DO MUSEU DA VILA, LUÍS CORREIA, PIAUÍ, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Museu da Vila; Museologia; Piauí
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Esta pesquisa tem natureza ação e objetiva realizar estudos e intervenções, associados ao Programa Educativo Cultural do Plano Museológico do Museu da Vila, instituição comunitária, criada em 2018 e, em 2020, reconhecida como Órgão Suplementar da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Trata-se de um Museu idealizado com e para a comunidade da Vila-bairro Coqueiro da Praia, motivada pelas Professoras Áurea Pinheiro e Cássia Moura, que, em 2013, criaram, igualmente, o Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia com sede no Museu da. Vila, que se constituiu enquanto um Museu de Comunidade, Museu Escola e Museu Universitário, a formar museólogos em uma vila de pescadores artesanais, no Meio Norte do Brasil (Piauí, Ceará e Maranhão). O campo de saber-fazer desta pesquisa-ação é a educação e interpretação patrimonial, o lugar da intervenção o Museu da Vila e a Creche Municipal Tia Neuza, Luís Correia, um dos dez municípios da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, Meio Norte do Brasil. Os públicos de interesse são 30 (trinta) crianças de 5 anos de idade e suas famílias; 02 (duas) professoras; 02 (assistentes das professoras); 02 (duas) senhoras de serviços gerais e a diretora da Creche, de 2 (duas) Turmas do Nível V. Propomos construir diálogos intergeracionais com as crianças e seus familiares como técnica para estabelecer conexões entre território, patrimônio e comunidade, colaborando com outros trabalhos concluídos ou em andamento no Mestrado e Museu para consolidar formas de vivências e experiências que atribuem sentidos e significados ao protagonismo da comunidade no conhecimento, reconhecimento e gestão dos patrimônios dos quais são detentores.

Presidente - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Interno - 1360694 - MARIA PATRICIA FREITAS DE LEMOS
Externo à Instituição - MARTA ROSA BORIN - UFSM
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 11:23