• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARYSETTE PACHECO ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARYSETTE PACHECO ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 27/02/2023
HORA: 16:00
LOCAL: UFDPar
TÍTULO: CIDADANIA CULTURAL PARA CEGOS E/OU PESSOAS COM BAIXA VISÃO, POR MEIO DE TECNOLOGIAS ASSISTIDAS
PALAVRAS-CHAVES: Cidadania cultural e museologia cidadã; Acessibilidade; Cegos e/ou pessoas com baixa visão; Tecnologias Assistivas.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia
RESUMO:

Trata o presente trabalho da cidadania cultural obtida por intermédio da acessibilidade para pessoas cegas e/ou com baixa visão, utilizando tecnologias assistivas, como o braile e a audiodescrição, em exposições de arte. O acesso à cultura é um direito do cidadão e a acessibilidade, de um modo geral, é condição fundamental a todo processo de inclusão social e contribui para a democratização cultural. A acessibilidade cultural é um conjunto de medidas, adequações e atitudes que visam proporcionar bem-estar, acolhimento e acesso a fruição cultural para pessoas deficientes, em particular, pessoas cegas e/ou com baixa visão, beneficiando esse público como forma de exercer sua cidadania cultural. Uma exposição de arte, de xilogravuras, da artista Yolanda Carvalho, com tecnologia assistiva foi a ação realizada com objetivo de se promover a inclusão social, dentro dos paradigmas de uma museologia cidadã.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Externo à Instituição - CARLA GRIÃO DA SILVA BERNADINO - UFRJ
Interno - 217.303.853-20 - RITA DE CÁSSIA MOURA CARVALHO - ULB
Externo à Instituição - VERA LUCIA SANTIAGO ARAUJO - UECE
Notícia cadastrada em: 14/02/2023 10:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 24/06/2024 13:35