Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIANE FONTENELE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIANE FONTENELE DE SOUSA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: UFDPar
TÍTULO: GOVERNANÇA COLABORATIVA DO MUSEU DA VILA: o caso da participação dos residentes da vila-bairro Coqueiro da Praia
PALAVRAS-CHAVES: Museu da Vila; Museologia; Piauí; Gestão Participativa; Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Esta pesquisa tem natureza ação com o objetivo de criar um Comitê Gestor do Museu da Vila, com os residentes da vila-bairro Coqueiro da Praia, Luís Correia, Piauí, Brasil. Como estratégia de sensibilização e informação das pessoas, pretende-se promover um conjunto de atividades e ações que permitam encontros para diálogos entre a gestão atual da Instituição e a comunidade. Realizar-se-ão rodas de conversa, oficinas, workshop com vistas a potencializar a colaboração e participação desse público, criando condições para uma governança compartilhada que acompanhe o desenvolvimento e a efetivação da missão, visão e vocação do Museu, com foco na reverberação  democrática e comunitária, sensibilizando a comunidade residente do território da pesquisa sobre a importância do Museu da Vila em suas vidas, bem como realizar a formação de agentes multiplicadores, transmitindo os conhecimentos e práticas adquiridas com e para a comunidade. Traz-se uma abordagem contextual sobre os aspectos que tangenciam e estão envoltos na gestão atual do Museu, tipo singular no território, um equipamento cultural de base comunitária, um polo/núcleo do Ecomuseu Delta do Parnaíba, localizado em uma vila-bairro habitada por pescadores artesanais, Coqueiro da Praia, município de Luís Correia. Trata-se do primeiro equipamento cultural a formar a rede de museus de território do Ecomuseu Delta do Parnaíba, igualmente, um museu escola, sede do Mestrado Profissional em Museologia, uma idealização e concepção do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Delta do Parnaíba e Associação de Moradores do Bairro Coqueiro.

Presidente - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Externo à Instituição - MONA RIBEIRO NASCIMENTO - UFBA
Interno - 1528836 - RODRIGO DE SOUSA MELO
Notícia cadastrada em: 14/02/2023 10:18