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Banca de DEFESA: NEYCIKELE SOTERO ARAÚO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEYCIKELE SOTERO ARAÚO
DATA: 23/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: UFDPAr
TÍTULO: CLUBINHO DO PATRIMÔNIO: CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA EDUCATIVO E CULTURAL DA CASA DO CAPITÃO-MOR - CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL E HISTÓRICA DE SOBRAL-CE
PALAVRAS-CHAVES: Museologia social; Educação museal; Programa educativo e cultural; Material didático
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia
RESUMO:

A política nacional de educação museal em seus princípios afirma que cada museu deve construir seu programa educativo e cultural. Em 2010 a Casa do Capitão-Mor (Sobral-CE) iniciou o desenvolvimento do seu programa educativo e cultural, buscando contemplar uma linguagem pedagógica compreensível as diferentes faixas etárias dos visitantes que adentram a Casa. Essa necessidade surgiu após as observações realizadas durante as mediações entre o público e a exposição, onde percebeu-se que o público infanto-juvenil apresentava certa dificuldade na compreensão de alguns conceitos utilizados durante a visita, tais como: patrimônio cultural (material e imaterial), temporalidade e arqueologia. Assim, a presente pesquisa busca analisar a promoção da educação museal por meio da criação e desenvolvimento de um programa educativo e cultural oferecido pela Casa do Capitão-Mor a fim de identificar sua contribuição para o processo de aproximação do público com o patrimônio cultural salvaguardado. O estudo tem como finalidade ser uma pesquisa aplicada, norteada pela pesquisa social, objetivando aplicar esse conhecimento de forma prática no cotidiano. O caminho para desenvolver a pesquisa foi conduzido por uma metodologia do agir, conhecida como pesquisa-ação, considerada por Thiollent (2011) uma estratégia metodológica da pesquisa social. Quanto ao objetivo, esse estudo classifica-se como pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Utilizou-se da pesquisa documental e da entrevista individual com roteiro estruturado como procedimentos de coleta de dados, e optou-se pelo uso do método comparativo para a análise dos dados coletados, tendo como ferramenta de apoio a técnica Nuvem de Palavras. A análise dos resultados demonstrou conforme as respostas dos professores e mediadores que o programa educativo e cultural da Casa do Capitão-Mor contribui para o processo de aproximação do visitante com o patrimônio cultural salvaguardado, por ser considerado uma ferramenta estratégica de interação e compreensão da história e do patrimônio cultural do lugar, bem como os materiais didáticos auxiliam os professores no diálogo sobre os conteúdos apresentados em sala de aula, e os mediadores culturais na contextualização do acervo e aproximação do público. Assim, como forma de contribuir para que outros museus e espaços culturais possam desenvolver seu programa educativo e cultural, foi elaborado como produto desse estudo um e-book com sugestões de materiais didáticos que podem e devem ser adaptadas à natureza do acervo do museu e/ou espaço cultural.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1448162 - LUCIANA MATIAS CAVALCANTE
Interno - 1889144 - RICARDO EUSTAQUIO FONSECA FILHO
Presidente - 1528836 - RODRIGO DE SOUSA MELO
Notícia cadastrada em: 13/05/2023 08:07
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