Banca de DEFESA: LAIANE FONTENELE DE SOUSA

DISCENTE: LAIANE FONTENELE DE SOUSA
DATA: 12/06/2023
LOCAL: Museu da Vila
TÍTULO: GOVERNANÇA COLABORATIVA DO MUSEU DA VILA: o caso da participação dos residentes da vila-bairro Coqueiro da Praia
PALAVRAS-CHAVES: Museu da Vila; Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba; Comitê Gestor; Ecomuseu; Governança Participativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Esta pesquisa-ação, desenvolvida na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, traz como objetivo criar um Comitê Gestor para o Museu da Vila, integrando ações e estudos juntamente com os residentes da vila-bairro Coqueiro da Praia. Nesses estudos e intervenções, tem-se como propósito a integração da
comunidade com o equipamento cultural com sede na vila de pescadores artesanais, Coqueiro da Praia, Luís Correia, estado do Piauí. Como estratégia de sensibilização e informação das pessoas, pretende-se promover um conjunto de atividades com o uso de metodologias participativas que permitam encontros para diálogos e construção conjunta entre a gestão atual da Instituição e a comunidade. Realizar-se-ão rodas de conversa intergeracionais, oficinas, workshop, com vistas a potencializar a colaboração e participação ativa desse público, criando condições para uma governança compartilhada que acompanhe o desenvolvimento e a efetivação da missão, visão e vocação do Museu, com foco no processo de criação democrática do Comitê Gestor, aproximando, bem como sensibilizando a comunidade residente do território da pesquisa sobre a importância do Museu da Vila em suas vidas. O delineamento metodológico adotado é uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação-participativa, pesquisas bibliográfica e documental. As fontes de consulta para embasamento teórico são artigos científicos, teses, dissertações, livros, legislações, sites e documentos institucionais (resoluções, regimentos, fichas de matrícula) da Escola Professora Carmosina Martins da Rocha e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. A coleta de dados percorre a realização de rodas de conversa intergeracionais, observação participante. Os participantes da pesquisa são adolescentes entre 14 e 17 anos de idade, juntamente com os docentes e a equipe de apoio da Unidade Escolar Professora Carmosina Martins da Rocha, a Associação de Moradores do Bairro Coqueiro, empreendedores locais e a comunidade do entorno do Museu da Vila. Para a análise de dados é construído um diálogo entre ecomuseu, museu de território que perpassam pela governança participativa em museus, alinhada ao Ecomuseu Delta do Parnaíba. Como resultados, a pesquisa engaja a importância das ações e saberes construídos coletivamente mediante as atividades desenvolvidas para a aproximação da comunidade com o Museu, num contínuo de valores, conhecimentos e competências voltadas para uma governança coletiva e compartilhada, como também a importância do protagonismo local junto ao espaço social e cultural que o Museu da Vila representa no entorno onde está situado. Conclui-se que mais importante que o Comitê Gestor propriamente constituído, é o caminhar existente que perfaz todo o processo de maturação, estudos e o gestar de ideias trabalhado coletivamente ao longo do ciclo que dá conta do processo de criação de uma governança participativa entre o Museu da Vila e a comunidade.

Presidente - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Interno - 1528836 - RODRIGO DE SOUSA MELO
Externo à Instituição - MONA RIBEIRO NASCIMENTO - UFBA
Notícia cadastrada em: 14/06/2023 08:24